"Quem caminha em direção a si mesmo corre o risco do encontro consigo mesmo. O espelho não lisonjeia, mostrando fielmente o que quer que nele se olhe; ou seja, aquela face que nunca mostramos ao mundo, porque a encobrimos com a persona, a máscara do ator. Mas o espelho está por detrás da máscara e mostra a face verdadeira." (Carl Gustav Jung)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Why so smiling?????

Qual o motivo do sorriso? O que nos leva a sorrir? Quando digo sorrir não quero dizer propriamente rir, pois isso até o crítico, pedante, mau-humorado e pessimista interlocutor que vos fala, o faz. Rir é uma reação a coisas engraçadas e, até mesmo, ridículas. Já sorrir é uma coisa mais complexa. Alguns dizem que o sorriso é um estado de espírito advindo da felicidade momentânea. Será verdade? Pois vos digo, adoro questionar verdades tidas como absolutas, esses paradigmas que pairam sobre nossas cabeças. Como dizia o filósofo alemão do século XIX, Friedrich-Wilhelm Nietzsche: "Derrubar ídolos - isso sim, já faz parte de meu ofício". Frase quase autobiográfica do alemão, sinto grande identificação pela mesma. Voltando ao motivo de minha escrita, o sorriso, gostaria de ser, ao mesmo tempo, polêmico e pessimista. Julgo não existir tal felicidade, penso que nós a buscamos até o final de nossas vidas ordinárias e, devido a isso, como dizer que o sorriso é a expressão da felicidade? Talvez a felicidade e o singelo sorriso sejam apenas clichês das imbecis comédias românticas hollywoodianas. Talvez eu seja apenas um ser chato que questiona tudo e nunca está satisfeito. Como sempre, nunca chegarei a uma resposta, mas escrevo sobre meus loucos pensamentos apenas para exorcizar fantasmas a atormentarem-me. Acho que por isso entendo tanto o que quis dizer nossa poetisa, Cecília Meireles, com seu versos mais famosos: "Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa".

Um comentário:

Flávio Reis disse...

"Let's gonna put a smile on that face!"
hehehe
Interessantíssimo o texto.
Abração brotha
"See u in another life"
ahsuahsuhaus